Como cadastrar novamente um colaborador utilizando o mesmo CPF

Modificado em Tue, 12 Mar 2024 na (o) 02:40 PM

Essa funcionalidade permite o cadastro de colaboradores com o mesmo CPF, desde que o cadastro anterior associado a esse CPF esteja inativado. Vamos entender melhor como isso funciona:


Para algumas empresas, há situações específicas em que é necessário permitir essa espécie de "duplicidade" nos registros de colaboradores. Isso ocorre, por exemplo, quando um colaborador é inicialmente cadastrado como "Menor Aprendiz" e, posteriormente, é contratado para uma nova função. Nessas circunstâncias, é essencial manter um histórico anterior, incluindo o vínculo como "Menor Aprendiz", enquanto simultaneamente se cria um novo registro de colaborador, resultando em uma nova ficha eletrônica.


É importante ressaltar que essa prática deve ser realizada com cuidado para garantir a precisão e a integridade dos dados. Essa condição é autorizada SOMENTE se o cadastro anterior (por exemplo, o de menor aprendiz) for INATIVADO antecipadamente. Isso significa que somente um ÚNICO CPF estará ativo por vez. A mesma regra se aplica quando se trata de reativar um cadastro, ou seja, independentemente da situação, será permitido apenas um cadastro ATIVO por CPF.


Veja abaixo como inativar um cadastro:


Clique em "Editar" no menu "AÇÃO":

Desça a página e clique em "ALTERAR SITUAÇÃO":


Busque a opção "Inativo". É importante destacar que, para que o sistema reconheça o cadastro como inativo e o libere para um novo registro, a situação deve ser exatamente "Inativo". Outras situações não serão consideradas como um cadastro inativado.


Preencha as informações relacionadas as datas (se necessário) e então clique em SALVAR.


Pronto! Agora que o cadastro está INATIVO, você pode realizar um novo registro do colaborador usando o CPF que estava associado a este cadastro.



Observe que o cadastro não será removido; ele ficará oculto na lista de cadastros inativos. Para encontrá-lo, basta usar o filtro de situação e procurar por "Inativo" ou "[TODAS]".


Em suma, essa funcionalidade facilita a administração mais eficaz dos cadastros de colaboradores, assegurando a integridade dos dados e simplificando o processo de registro de novos cadastros.


Em caso de dúvidas adicionais ou se precisar de mais informações sobre qualquer assunto, não hesite em entrar em contato via e-mail suporte@safetytec.com.br ou então se preferir, por WhatsApp através do numero (41) 93500-1356. 

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo