Realizando a Gestão por Centro de Custo

Modificado em Wed, 24 May 2023 na (o) 05:56 PM

1. O que é um Centro de Custo?


Por definição, centro de custos é uma separação interna a uma empresa ou organização para ratear despesas e receitas. Essas unidades são usadas para associar custos e pagamentos arrecadados a projetos, departamentos ou filiais de uma empresa, por exemplo. O agrupamento permite conhecer os efeitos de cada segmento dentro da empresa, para tomar decisões com base em dados financeiros.


Dentro do BuscaEPI, o cadastro de Centro de Custo será útil para permitir o acompanhamento do consumo de itens como o EPI entregue ao colaborador, bem como a aquisição (compra / entrada de estoque).



2. Cadastrando um novo Centro de Custo


Para cadastrar um novo centro de custo, clique sobre Cadastros e depois em Centro de Custo.



Clique sobre o botão INCLUIR, informe o nome do Centro de Custo (não se esqueça de SALVAR).


Após essa operação, você possuirá um novo Centro de Custo cadastrado.



3. Vincular Centro de Custo ao Setor


Para permitir o acompanhamento do consumo dos itens (EPI, uniforme, ferramenta, EPC ou MRO) entregues ao colaborador, será necessário indicar a qual Centro de Custo o colaborador está vinculado. Esta indicação é realizada através da vinculação do Setor ao qual o colaborador está lotado ao Centro de Custo cadastrado. Desta forma, um Centro de Custo poderá estar associado a vários Setores da empresa.


Para vincular o Centro de Custo aos Setores da Empresa, acesse a opção Setores através do menu CADASTROS:


Feito isso, acesse a opção EDITAR do Setor desejado:


Ao abrir a janela de edição do setor, você pode simplesmente indicar o centro de custo ao qual o setor (e, por consequência, todos os colaboradores vinculados a ele) está associado.


Após salvar, será exibido o Centro de Custo na coluna da listagem de setores:


4. Registrar o Centro de Custo nas operações de Movimentação de Estoque


Você pode também indicar o Centro de Custo no momento de realizar uma movimentação de estoque, através da funcionalidade Movimentar Estoque:

Desta forma, ao realizar uma entrada (compra de materiais, por exemplo) ou uma saída (itens com defeito, por exemplo) você também poderá registrar a qual Centro de Custo tal operação está vinculada e utilizar esta informação para extrair um relatório de entrada de estoque (aquisição).

 


5. Relatórios


Será possível filtrar os relatórios existentes no sistema pelo Centro de Custo desejado, desta forma, você poderá acompanhar o consumo ou a entrada de itens por Centro de Custo, auxiliando a gestão de gastos dentro de sua empresa. Veja abaixo quais os relatórios você poderá emitir:


Consumo por Período


Basta utilizar o filtro "Agrupar por" e selecionar "Centro de Custo":




Consumo por Mês


Basta utilizar o filtro "Centro de Custo" e selecionar o Centro de Custo desejado para acompanhar o consumo mês a mês pelo mesmo:



Movimentação de Estoque


Basta utilizar o filtro "Centro de Custo" e selecionar o Centro de Custo desejado para consultar as movimentações de estoque (entrada ou saída) pelo mesmo:




Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo